Glossário de Termos Médicos Agrupados por Sistemas e Aparelhos

 

 

  • Aparelho Respiratório e Cardiovascular

-         Arritmia: Alteração no ritmo cardíaco devido a perturbações na condutibilidade do estímulo neuromuscular. Pode depender de várias alterações: a.sinusal, por extrassistolia, bloqueio cardíaco fibrilação auricular, pulso alternante, taquicardia paroxística; a.contínua ou perpétua, é a arritmia permanente.

-         Apnéia: Suspensão transitória da respiração. A A.voluntária, prova da. Inspiração profunda, que persiste de 45 a 100 segundos, nos indivíduos com pneumatose ou com insuficiência cardíaca.

-         Bradicardia: Pulso lento. Lentidão anormal dos batimentos cardíacos, até menos de 60 por minuto. B.induzida, sinal de Ascher. Adj. Bradicárdico, bradicardíaco.

-         Bradpnéia: Respiração lenta.

-         Cianose: Coloração azulada da pele, em regra, decorre de vício cardíaco congênito ou deficiência circulatória.

-         Dispnéia: Respiração difícil, dificuldade para respirar. Adj. dispnéico.

-         Epistaxe: Hemorragia nasal.

-         Hemoptise: Escarro de sangue ou eliminação de sangue de origem pulmonar. H.vicariante,ou compensatória, como na hipertensão. Adj. hemoptísico.

-         Lipotimia: Perda transitória dos sentidos, tontura, desmaio. Adj. lipotímico.

-         Pleurodinia: Dor aguda nos músculos intercostais. P.epidêmica, doença febril, certamente uma virose, com fortes dores intercostais ou doença de Bornhoem. Adj. pleurodínico.

-         Taquicardia: Aumento excessivo da velocidade da função, em regra acima de 100 batimentos por minuto. T.ortostática, taquicardia quando se levanta da posição deitada para a de pé, observada em certos neuropatas. T.paroxística, crises de ação cardíaca excessivamente rápida, com início e terminação abruptos. T.reacional, prova da, aumento da freqüência de pulsação, superior a 14, nos indivíduos sensibilizados, na época da crise alérgica.

-         Taquipnéia: Respiração excessivamente acelerada. Respiração rápida e superficial. T.nervosa, t. histérica. Adj. taquipnéico.

-         Aerofagia: Ingestão de ar, mais comum em neuropatas.

-         Anorexia: Redução ou perda de apetite para alimentos.

-         Diarréia: Fluxo intestinal, provocado por múltiplas causas tóxicas, infectuosas, fermentativas, dispépticas e outras. D. coliquativa, diarréia profusa, com rápida emaciação. D.crônica da cochinchina, sprue. D.lientérica, aquela em que são emitidas fezes líquidas, com detritos alimentares ingeridos. D.parenteral, conseqüente a distrofias, como na fase final da tuberculose. D.de verão, observada em crianças na época estival. D.varicante, conseqüente a deficiências de imunctórios, como na uremia.

-         Disenteria: Desordem intestinal com aumento do número de evacuações de fezes misturadas a muco e, às vezes, sangue. Segundo a etiologia, há várias formas de disenteria: D.amebiana, provocada por amebas disentéricas; D.bacelar, causada por enterobactérias patogênicas, principalmente por Shigellas e Salmonellas; D.balantidiana, causada pelo Balantidium coli; D.epidêmica, causada por Shigellas, ou shigelose; D.protozoária, provocada por protozoários; D.sintomática, encontrada em certas afecções, como na meningite, na malária; D.espirilar, provocada pelo espirilo ou espiroquetose.

-         Disfagia: Dificuldade para deglutir. D.nervosa, esofagismo. Adj. disfágico.

-         Dispepsia: Distúrbio da função digestiva.

-         Enterorragia: Hemorragia intestinal. Adj. enterorrágico.

-         Esteatorréia: Presença de gordura em excesso nas fezes; indigestão de gordura. Secreção excessiva de gordura pela pele. Adj. esteatorréico.

-         Flatulência: Distensão por gases no intestino, estômago, etc.

-         Hematemese: Vômito de sangue proveniente de hemorragia da mucosa gástrica ou esofágica.

-         Melena: Expulsão pelo ânus de sangue semidigerido, nas enterorragias, vômito negro. M.neonatorum, sangue extravasado no estômago e intestinos dos recém-nascidos.

-         Meteorismo: Aumento de gases no intestino.

-         Náusea: Sensação de desconforto na região do estômago, com tendência a vômitos. Enjôo. N.gravidarum, enjôo matutino na gravidez.

-         Obstipação: Prisão de ventre, coprostase. Para evitar confusão com a palavra constipação, que, por influência francesa, pelos eruditos, serve para designar prisão de ventre, convém utilizar obstipação para coprostase, conservando constipação para o resfriado, como é de uso corrente.

-         Odinofagia: Deglutição dolorosa de alimentos. Adj. odinofágico.

-         Polipdipsia: Sede exagerada ou insaciável. Pode ser orgânica, como no diabete, ou psíquica.

-         Polifagia: Fome excessiva, ingestão anormal de toda espécie de alimentos. Adj. polifágico.

-         Regurgitação: Ato de regurgitar. Fluxo em direção contrária; expulsão, sem esforço através da boca, de materiais alimentares provenientes de estomago. Refluxo de sangue para o coração ou entre as cavidades do coração. R.aórtica, refluxo de sangue da aorta para o ventrículo esquerdo. R.mitral, refluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aurícula esquerda, por defeito na válvula mitral. R.pulmonar, refluxo de sangue da artéria pulmonar ao ventrículo direito, por vício na válvula semilunar pulmonar.

-         Tenesmo: Espasmo doloroso do esfíncter anal ou visual com desejo imperioso de defecar ou urinar e com eliminação de mínima quantidade de fezes ou urina.

-         Vômito: Expulsão violenta do conteúdo gástrico pela boca, matéria vomitada.

 

·      Aparelho Geniturinário

-         Amenorréia: Ausência ou supressão da menstruação.

-         Anúria: Diminuição ou supressão da secreção urinária, caracteriza-se clinicamente pela ausência de urina na bexiga.

-         Criptorquidia: Ausência de um ou ambos testículos no escroto, por parada desses órgãos no abdome ou no conduto inaguinal, na sua migração normal.

-         Disúria: Micção difícil ou dolorosa.

-         Enurese: Micção involuntária ou inconsciente.

-         Estrangúria: Micção dolorosa, gota a gota por espasmo da uretra ou bexiga.

-         Hematúria: Presença de sangue na urina.

-         Hipermenorréia: Menstruação anormalmente profusa, com duração de 7 dias.

-         Hipomenorréia: Relativo a hipermenorréia, ou caracterizado a ele.

-         Leucorréia: Corrimento branco e viscoso da vagina e da cavidade uterina. Sinônimo: corrimento-branco, flores-branca.

-         Menarca: Estabelecimento da função menstrual. Oposto de menopausa.

-         Menorragia: Fluxo menstrual excessivo.

-         Noctúria: Relativo a nicturia, emissão da urina que se torna mais freqüente e abundante.

-         Oligomenorréia: Menstruações demasiadas espaçadas ou escassas.

-         Polaciúra: Emissão anormalmente freqüente de urina.

-         Polimenorréia: Aumento da freqüência das menstruações.

-         Poliúria: Secreção e excreção excessiva da urina.

-         Priapismo: Ereção persistente do pênis, especialmente quando em virtude de estado patológico e sem ser acompanhada de desejo sexual.

 

·      Pele e Mucosas

-         Bolha: Lesão elementar da pele, caracterizada por elevação circunscrita da epiderme de conteúdo líquido, geralmente seroso, claro, ás vezes turvo ou hemorrágico. Sinônimo: flictena.

-         Cicatriz: Tecido fibroso de neoformação, que se forma no processo de reparação (cicatrização), une ou preenche os tecidos seccionados ou destruídos.

-         Crosta: Lesão elemental secundária a uma secreção (pus).

-         Edema: Acúmulo anormal de fluído seroso nos tecidos (ver anasarca: edema generalizado: infiltração de serosidade do tecido celular intersticial de todo o organismo).

-         Eritema: Vermelhidão patológica da pele, de muitas variedades, devida à congestão dos capilares. Pode ser: indurado, pérnio.

-         Erosão: Ulceração superficial da pele, que atinge apenas a epiderme. Desgaste, por compressão, de um tecido ou órgão, por formação patológica da vizinhança. Ex: a erosão de um osso por aneurisma. Em odontologia: o desgaste dentário em superfícies onde não há atrito de mastigação, começa no esmalte e se alastra para dentro, ocorre em geral no colo do dente.

-         Equimose: Extravasamento de sangue, mancha cutânea de coloração variável, produzida pelo extravasamento de sangue.

-         Fissura: Qualquer fenda ou sulco, normal ou patológico. Ulceração linear, superficial.

-         Hematoma: Tumor formado por sangue extravasado.

-         Hipertricose: Crescimento anormal ou excessivo da pele.

-         Hirsuitismo: Excesso de pêlos, especialmente nas mulheres.

-         Icterícia: Coloração amarela da pele e mucosas pela deposição de pigmentos biliares, devido a hiperbilirrubinemia.

-         Mácula ou mancha: Ponto ou área circunscrita, num órgão ou tecido, de coloração distinta do restante. Sinal ou nódoa que uma substância (sangue, esperma, mecônio, etc) deixa num corpo e cuja identificação poderá ser importante em medicina legal.

-         Mancha hipocromática: Relativo a hipocromasia ou caracterizado a ele.

-         Nódulo: Pequeno nó, formação endurecida.

-         Palidez: Falta de coloração sangüínea da pele.

-         Papula: Elevação eruptiva da pele, pequena e circunscrita, que, em regra, termina por descamação.

-         Pústula: Elevação cutânea pequena e cheia de pus.

-         Tumefação: Aumento de volume, inchação.

-         Ulceração: Ato de ulcerar (solução de continuidade de uma superfície, perda de substância em superfície cutânea ou mucosa, com desintegração e necrose de tecidos).

-         Vermelhidão ou Eritrose: Coloração da pele e das mucosas, que vai do vermelho púrpura ao azul escuro. Superprodução de eritrócitos.

-         Vesícula: Bexiga pequena. Bolsinha. Elevação circunscrita cheia de líquido seroso. Em regra, vesícula, sem qualificativo, é a biliar, como bexiga é a urinária.

 

 

·      Sistema Nervoso

    -          Analgesia: Ausência de dor, perda da sensibilidade para a dor.

    -          Anisocoria:Desigualdade das pupilas de um mesmo indivíduo.

    -          Atonia: Falta de tensão.

    -          Anestesia: Diminuição e privação da sensibilidade.

    -          Anosmia: Perda do olfato, um dos cinco sentidos de vida de relação, dado pela mucosa pituitária.

    -          Disartria: Dificuldade de articular a palavra.

    -          Hemiplegia: Paralisia de um lado, de uma parte do corpo.

    -          Midríase: Dilatação das pupilas. Pode representar alterações do nervo motor ocular comum ou estímulo do simpático.

    -          Miose: Redução dos diâmetros das pupilas. Pode representar alterações do nervo ocular comum ou estímulo do simpático.

    -          Paralisia: Perda ou diminuição de sensibilidade e do movimento ou de uma dessas propriedades. Adj. paralítico.

    -          Paraplegia: Paralisia da parte inferior do corpo. Adj. paraplégico.

    -          Paresia: Desfalecimento. Paralisia incompleta, parcial. Adj. Parético.

    -          Parestesia: Desordem na sensibilidade por sensações táteis falsas ou anormais, como de queimaduras, ou formigamento, etc.

    -          Rigidez ou Hipertonia: Inflexibilidade. Aumento da itonicidade.

    -          Vertigem: Sensação de que tudo roda em volta. Desmaio, delírio, tontura. É a perda súbita dos sentidos, por curto tempo, procedida de sensação de constrição da garganta, tosse seca, dispnéia.

    -          Tetraplagia: Quadriplegia; paralisia dos quatro membros.

    -          Algia: Dor em certas regiões sem alterações anatômicas.

    -          Amaurose: Cegueira motivada por lesão na retina, ou no nervo óptico, ou na área cerebral que recebe e analisa os feixes luminosos.

    -          Anasarca: Edema generalizado por infiltração de serosidade no tecido celular.

    -          Coma: Estado mórbido em que há abolição da sensibilidade por perda das funções cerebrais superiores, mas não da respiração e da circulação, no qual o paciente apresenta invencível sonolência ou monorna. Estado comatoso.

     -          Convulsão: Diz-se dos acessos de contrações involuntárias, subitâneas e parasíticas, mais ou menos difusas, dos músculos dependentes da vontade. Conforme a duração das contrações, dividem-se as convulsões em dônicas ou tônicas.

    -          Delirium: D.cordis, fibrilação articular; D.febrile, delírio provocado pela alta temperatura; D.mussitans, musitação, ou movimento incoordenado dos lábios, na febre baixa; D.onúrians, delírio onúrico, subconsciente ou inconsciente, que cessa com  despertar brusco; D. tremens, distúrbio mental agudo caracterizado por delírio com tremor e intensa excitabilidade, suores e dores precordiais. Observado no alcoolismo crônico e na opiomania, delírio tremulo.

    -          Diplopia: Visão dupla dos objetivos.

    -          Endoftalmo: Inflamação das partes internas do olho.

    -          Exoftalmo: Exoftalmia. Projeção dos olhos para fora.

    -          Ptose pálpebra: Queda deslocamento de órgão. São correntes as expressões ptose do estomago, descenso ... queda de ptein, cair. Os dicionários franceses, de Garnier e Delamare, de Dabout e o de Medicina chamado de Littri, consignam ptose e ptosis, como queda de pálpebra.

    -          Rigidez articular: Dureza, inflexibilidade, doença de Rossi.

    Tetania: Contração tônica e dolorosa dos músculos. Não é sinônimo de tétano.

 

Voltar